fbpx

Driblando o envelhecimento

Por Formulando Beleza

12 de setembro de 2018

Antioxidantes

Já nos referimos aos antioxidantes e escolhemos hoje recordar um pouco sobre duas vitaminas importantes tanto para uso interno quanto para uso externo. São as vitaminas A e E.

Vitamina A: Retinol – sua forma pura

Pertence à classe dos retinóides com alto poder antioxidante usados na cosmetologia e fazendo parte de uma gama de produtos nesta área.

Nos estudos realizados foram comprovados vários efeitos da vitamina A no combate aos sinais do envelhecimento, seja atuando como antioxidante dos radicais livres, seja na capacidade regeneradora de nossa pele, principalmente na retenção de água.

Nas peles mais envelhecidas ela protege contra o ressecamento, fornecendo os lipídios necessários para não deixar a epiderme descamar mostrando aquele aspecto “quebradiço”. Isso ocorre porque sendo a vitamina A de caráter oleoso ela se adequa às camadas da epiderme normalizando o processo da queratinização, inclusive reduzindo a descamação do couro cabeludo.

Pesquisas mostraram que o mecanismo de ação do retinol está ligado a um produto do seu metabolismo, o ácido trans-retinóico. Este se liga a receptores no núcleo da célula e interage com determinadas sequências do DNA, regulando a produção de determinadas proteínas e enzimas, postergando o processo do envelhecimento cutâneo. Quimicamente o ácido trans-retinóico, daí a sua ação antioxidante.

bu

As formas mais comuns utilizadas na cosmetologia são o retinol, palmitato de retinila e na cosmiatria, temos o ácido retinóico a isotretinoína. Estas formas de apresentação são regulamentadas sanitariamente por portarias restritivas da ANVISA.

 

Vitamina E:

A vitamina E é constituída, na verdade, por oito diferentes moléculas, quatro tocoferóis e quatro tocotrienóis, como mostrado abaixo, sendo que as estruturas α, β, γ ou δ são determinadas de acordo com a posição do grupamento metila (CH3).

bue

Utilizada na cosmetologia, tem ação lubrificante, hidratante, estimulante do colágeno e regeneradora da pele castigada por ações do tempo, da radiação solar, poluição e   o chamado estresse oxidativo, principalmente por proteger membranas contra a lipoperoxidação.

Tem fácil absorção pela pele, devido ao seu caráter oleoso em relação as camadas lipídicas da epiderme. Por sua ação antioxidante, além de fazer parte efetiva dos produtos cosméticos, ela também entra em suas composições com efeito puramente antioxidante da formulação em concentrações baixas.

A vitamina E é muito utilizada em produtos solares pois junto com a vitamina A minimiza os efeitos das radiações solares.

Também está presente em cremes para assaduras de bebês, pós-barbas e hidratantes para mãos e pés em virtude de suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e cicatrizantes.

Vejam uma formulação simples e que dá excelente resultado para a pele:

 

Vitamina A ——————0,5%

Vitamina E ——————-2,0%

D-pantenol ——————–2,0%

Aloe vera ———————-5,0%

Creme qsp ———————60g

 

Complementação interna:

Vitamina A ——————5.000UI

Vitamina E———————400U

Vitamina C———————500mg

60 cápsulas – tomar uma cápsula 1xdia

 

Aguarde novas formulações cosméticas no nosso próximo formulário.

Você também pode gostar de…

Ano Novo

Vamos pensar em renovação? Afinal esse não foi nada fácil! Para não falar de tantas coisas que mudaram nossas vidas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não faça da oleosidade da sua pele um cavalo de batalha. Ele tem benefícios para sua pele prevenindo o envelhecimento precoce. Mas você não precisa viver com esse problema. Você só precisa controlar esse desconforto para melhorar a acne e o aspecto de sua pele.

Nunca diga: “ eu não consigo” ao invés disso diga: “deve ter um jeito”.

Sabe, temos esse jeito para você. Tudo simples, tudo fácil.

Sente sua pele trincando, áspera, ressecada? Isso deve ser cuidado logo, pois a hidratação é fundamental para qualquer tipo de pele, mas no caso de pele seca ou normal, é um item que não deve ser esquecido diariamente, o envelhecimento chega mais rápido.

Mas, esse problema pode começar a desaparecer aqui…

Ninguém gosta. Não importa se você tem mais rugas ou menos rugas ou se já fez algo para deixá-las mais suaves. Elas marcam sua história, mas você pode melhorar essas marcas.

O que importa para sua pele não é o que você consegue fazer por ela, mas em que ela pode se tornar com o que você faz nela.

Temos uma solução para ajudar você a bloquear a ação do tempo sobre sua pele.

Muita gente não se lembra dos pés, a não ser quando eles apresentam algum problema no movimento ou com a micose nas unhas. Não esperem eles gritarem por socorro. Existem cuidados para esses problemas e para deixá-los m ais bonitos. Junto com esses cuidados você cuida também dos cotovelos e dos joelhos.

Quer conhecer esse caminho? Veja o que temos para você…

Quando somos livres interiormente nada do que está por fora pode nos aprisionar. Não deixe que o melasma aprisione você. Livre-se dele! Você é livre, sua pele pode ficar livre dessas manchas com nosso método totalmente testado. É uma jornada fácil de seguir. Estamos com você nessa estrada.

E-book: Melasma , Primeiros passos para o controle

Melasma com Prazo de Validade