fbpx

Fatores de crescimento

Por Formulando Beleza

12 de setembro de 2018

Como se pode ver, as reações e interações bioquímicas parecem um pouco complexas, mas o importante são os conceitos, seu mecanismo de ação e aplicabilidade. Estes gráficos são ilustrativos, esquemáticos.

São substâncias de natureza polipeptídica com funções de crescimento, proliferação e sobrevivência celular, utilizando ligações com receptores específicos de grande afinidade na membrana celular.

É considerado um sinalizador entre as células, daí ser responsável pelo fenômeno da “comunicação celular”.

Para uma visão mais ampla, podemos dizer que eles fazem parte dos fatores que promovem o crescimento.

Esclarecendo melhor isso, esses fatores estão assim divididos:

1 – Fatores de crescimento: estimulam o crescimento celular, aumentando sua massa, efetuando a síntese de proteínas e também diferentes macromoléculas, inibindo a sua degradação.

2-  Mitógenos: responsáveis pela estimulação da divisão celular, minimizando os fatores que bloqueiam a escalada do ciclo celular.

3 – Fatores de sobrevivência: evitam a apoptose.

Antes falarmos sobre os tipos de fatores de crescimento e seus mecanismos de ação, vale lembrar um outro conceito:

Citocinas: são polipeptídeos provenientes de uma resposta aos microorganismos ou qualquer tipo de antígeno, mediando e regulando as reações imunes e inflamatórias.

Por serem polipeptídeos, as citocinas são consideradas proteínas que atuam como fatores de crescimento, inibição de crescimento ou de morte celular. Ligam-se a receptores específicos da membrana celular-alvo.

Nesse resumo vamos nos deter sobre os fatores de crescimento, seu mecanismo de ação focados na reestruturação e manutenção da nossa pele. Eles serão incluídos nas formulações dos próximos protocolos.

 

Fator de Crescimento Epidermal – EGF:Ação reepitelizante. Estimula a diferenciação de queratinócitos. Diminui a pigmentação da pele em decorrência de processo inflamatório. Acelera a renovação celular (Turn Over)

 

Fator de Crescimento Fibroblástico básico –bFGF:Excelente sinalizador para fibroblasto na síntese da matriz extracelular, especialmente glicosaminoglicanas. O gráfico abaixo é também ilustrativo.

 

foto31

 

 

Fator de Crescimento Transformador – TGFβ³:Atua em sinergismo com o Fator de Crescimento Fibroblástico Básico estimulando a produção de matriz extracelular. Comunicador para fibroblasto na síntese e maturação do colágeno.

 

Fator de Crescimento Insulínico – IGF:Potente citocina eutrófica. Acelera a remodelação do tecido formando um tecido de granulação saudável. Preventivo de queloides.

 

foto21

Potente citocina eutrófica. Acelera a remodelação do tecido formando um tecido de granulação saudável. Preventivo de queloides.

Associações:

 

Nanofactor C:

Vitamina C estabilizada em nanolipossoma associada ao peptídeo bioidêntico (fração ativa e concentrada do Fator de Crescimento Insulínico). Ação antioxidante simultânea à ação eutrófica e síntese de macromoléculas de sustentação da derme. Ação despigmentante.

IDP-2 Peptídeo:

Fração ativa e concentrada do Fator de crescimento Insulínico (Peptídeo Bioidêntico). Apresenta os efeitos da citocina mãe potencializada. Indicado para o pós-procedimento como laser, peelings médios e profundos. Microagulhamento.

TGP-2 Peptídeo: (Decapeptídeo 34)

Citocina com forte propriedade despigmentante, considerado Despigmentante Bioidêntico, não fotossensibilizante, podendo ser usado em qualquer fototipo de pele.

LIPOXYN – Tripeptídeo 41:

Citocina derivada do Fator de crescimento Transformador. Potente indutor da lipólise, com ação antilipogênica. Utilização no tratamento das lipodistrofias e gordura localizada.

 

Terezinha Maia – Farmacêutica bioquímica: contato@formulandobeleza.com.br

Você também pode gostar de…

Ano Novo

Vamos pensar em renovação? Afinal esse não foi nada fácil! Para não falar de tantas coisas que mudaram nossas vidas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não faça da oleosidade da sua pele um cavalo de batalha. Ele tem benefícios para sua pele prevenindo o envelhecimento precoce. Mas você não precisa viver com esse problema. Você só precisa controlar esse desconforto para melhorar a acne e o aspecto de sua pele.

Nunca diga: “ eu não consigo” ao invés disso diga: “deve ter um jeito”.

Sabe, temos esse jeito para você. Tudo simples, tudo fácil.

Sente sua pele trincando, áspera, ressecada? Isso deve ser cuidado logo, pois a hidratação é fundamental para qualquer tipo de pele, mas no caso de pele seca ou normal, é um item que não deve ser esquecido diariamente, o envelhecimento chega mais rápido.

Mas, esse problema pode começar a desaparecer aqui…

Ninguém gosta. Não importa se você tem mais rugas ou menos rugas ou se já fez algo para deixá-las mais suaves. Elas marcam sua história, mas você pode melhorar essas marcas.

O que importa para sua pele não é o que você consegue fazer por ela, mas em que ela pode se tornar com o que você faz nela.

Temos uma solução para ajudar você a bloquear a ação do tempo sobre sua pele.

Muita gente não se lembra dos pés, a não ser quando eles apresentam algum problema no movimento ou com a micose nas unhas. Não esperem eles gritarem por socorro. Existem cuidados para esses problemas e para deixá-los m ais bonitos. Junto com esses cuidados você cuida também dos cotovelos e dos joelhos.

Quer conhecer esse caminho? Veja o que temos para você…

Quando somos livres interiormente nada do que está por fora pode nos aprisionar. Não deixe que o melasma aprisione você. Livre-se dele! Você é livre, sua pele pode ficar livre dessas manchas com nosso método totalmente testado. É uma jornada fácil de seguir. Estamos com você nessa estrada.

E-book: Melasma , Primeiros passos para o controle

Melasma com Prazo de Validade