fbpx

4 mitos sobre medicamentos fitoterápicos

Por Formulando Beleza

26 de dezembro de 2018

Se você chegou a este artigo, já deve ter ouvido falar sobre os medicamentos fitoterápicos, certo?

Os medicamentos convencionais já não são mais a única opção para tratamentos. A cada dia surgem novas soluções para os mais diversos problemas, que são personalizadas para o caso de cada paciente. As pessoas também estão em busca de novas alternativas para suas necessidades.

Os medicamentos fitoterápicos surgem como uma nova tendência em meio a isso tudo, sendo cada vez mais receitados nos consultórios.

Mas, com o surgimento de qualquer tendência, também começam a aparecer rumores e mitos sobre ela.

O que você ouviu falar sobre esse tipo de medicamento? Você sabe o que é verdade ou não? Neste artigo, vamos esclarecer 4 mitos sobre medicamentos fitoterápicos que você pode ter ouvido por aí, confira!

O que são medicamentos fitoterápicos?

Os medicamentos fitoterápicos se tornaram mais populares pois são reconhecidos como produtos naturais. Sua composição é feita com princípios ativos extraídos de plantas, como sementes, raízes e folhas, além de algumas substâncias vegetais, como óleos, extratos e ceras.

O que o diferencia de outros produtos naturais é a sua ação terapêutica, podendo ser mais simples e feito a partir de uma planta específica, ou mais composto e fabricado mesclando mais de uma espécie vegetal em sua fórmula.

Conheça 4 mitos sobre medicamentos fitoterápicos

Antes de tudo, é importante esclarecer que os medicamentos fitoterápicos seguem um protocolo de distribuição assim como qualquer outro medicamento.

Portanto, são submetidos a processos farmacêuticos rigorosos de produção, para garantir a qualidade, além de serem testados, terem seus benefícios terapêuticos comprovados, fórmulas padronizadas e controladas, com segurança de uso para a população.

Assim, cada componente é manipulado nas quantidades certas para tratar efetivamente um problema, sem que seja tóxico para o organismo. Agora, vamos esclarecer os principais mitos? Acompanhe.

O tratamento não é efetivo

Esse não passa de apenas um mito. Os medicamentos fitoterápicos são tão efetivos quanto os medicamentos convencionais e produzidos em laboratórios.

Essa garantia também se vale devido ao rigoroso controle de qualidade e produção de todo e qualquer medicamento. No Brasil, além da Anvisa, também existe o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, um projeto criado em 2008 e que ajuda a oferecer à população produtos cada vez mais seguros e que tratam efetivamente algum sintoma de forma terapêutica.

Demoram mais para fazer efeito

Muitos dizem também que esse tipo de medicamento demora mais para agir e fazer efeito em comparação com os remédios sintéticos e convencionais. Mas não existe essa relação.

Independente do tipo do medicamento, fitoterápico ou industrializado, o seu poder de ação depende de diversos outros fatores, como o princípio ativo utilizado, o organismo de cada pessoa, a doença ou problema em questão, a dose e composição utilizados, entre outros.

Por serem naturais, não causam nenhum mal

Outro mito recorrente é que, por serem naturais, os medicamentos fitoterápicos não causam nenhum mal ou efeito colateral.

Porém, como qualquer outro medicamento, a sua efetividade também depende do organismo de cada um e da resposta do corpo aos componentes do produto. Se forem utilizados de forma errada ou com uma dosagem inadequada, eles podem sim causar efeitos colaterais.

Qualquer um pode receitar

Esse é um dos mitos mais importantes de se desmistificar. A prescrição dos medicamentos fitoterápicos, assim como muitos convencionais, só pode ser feita por profissionais da saúde e por terapeutas registrados, com estudo técnico e prático, devidamente autorizados para exercer tal responsabilidade.

Como já dito, medicamentos fitoterápicos também exigem uma dosagem correta, uma orientação de uso adequada e um conhecimento específico para recomendar e receitar o princípio ativo ideal para tratar cada problema, ações que não podem ser realizadas por qualquer um.

Portanto, sempre converse com um profissional para saber se o uso desse tipo de medicamento é de fato o tratamento indicado para o seu caso, certo?

Está interessado em saber mais sobre fórmulas naturais? Confira agora mesmo o ebook Cosmética Natural: Faça você mesmo – receitas e dicas da cosmética caseira.

Você também pode gostar de…

Isolamento Social e Superação

Isolamento Social e Superação

Falar de Coronavírus é o que menos quero nesse momento. Entretanto, a consequência desse cenário se instalou com o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não faça da oleosidade da sua pele um cavalo de batalha. Ele tem benefícios para sua pele prevenindo o envelhecimento precoce. Mas você não precisa viver com esse problema. Você só precisa controlar esse desconforto para melhorar a acne e o aspecto de sua pele.

Nunca diga: “ eu não consigo” ao invés disso diga: “deve ter um jeito”.

Sabe, temos esse jeito para você. Tudo simples, tudo fácil.

Sente sua pele trincando, áspera, ressecada? Isso deve ser cuidado logo, pois a hidratação é fundamental para qualquer tipo de pele, mas no caso de pele seca ou normal, é um item que não deve ser esquecido diariamente, o envelhecimento chega mais rápido.

Mas, esse problema pode começar a desaparecer aqui…

Ninguém gosta. Não importa se você tem mais rugas ou menos rugas ou se já fez algo para deixá-las mais suaves. Elas marcam sua história, mas você pode melhorar essas marcas.

O que importa para sua pele não é o que você consegue fazer por ela, mas em que ela pode se tornar com o que você faz nela.

Temos uma solução para ajudar você a bloquear a ação do tempo sobre sua pele.

Muita gente não se lembra dos pés, a não ser quando eles apresentam algum problema no movimento ou com a micose nas unhas. Não esperem eles gritarem por socorro. Existem cuidados para esses problemas e para deixá-los m ais bonitos. Junto com esses cuidados você cuida também dos cotovelos e dos joelhos.

Quer conhecer esse caminho? Veja o que temos para você…

Quando somos livres interiormente nada do que está por fora pode nos aprisionar. Não deixe que o melasma aprisione você. Livre-se dele! Você é livre, sua pele pode ficar livre dessas manchas com nosso método totalmente testado. É uma jornada fácil de seguir. Estamos com você nessa estrada.

E-book: Melasma , Primeiros passos para o controle

Melasma com Prazo de Validade