fbpx

5 benefícios da vitamina C para a sua pele (e como usar)

Por Formulando Beleza

10 de abril de 2019

A vitamina C é a mais nova tendência nos cuidados da pele. Se você chegou a este artigo, com certeza já deve ter ouvido falar dela por aí, certo? Alguma amiga te indicou, você viu alguma blogueira ou famosa comentar que está usando… Todo mundo está falando disso.

Por isso, preparamos este artigo para te explicar melhor sobre esse composto. Você vai entender ao certo o porquê dela ser a mais nova tendência, os seus benefícios para a pele e como usar a vitamina C no seu dia a dia.

Continue lendo!

Quais os benefícios da vitamina C para a sua pele?

A vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico*), naturalmente, não é produzida pelo nosso corpo, sendo necessário ingeri-la via oral (por cápsulas e alimentos ricos, como frutas cítricas e folhas) ou aplicá-la diretamente no rosto.

*não se preocupe, mesmo sendo um ácido ela é totalmente segura. Esse princípio ativo dificilmente causa alguma alergia ou ressecamento.

A questão é: a vitamina C oferece diversos benefícios para o corpo, especialmente, para a pele.

A cada dia mais ela é utilizada como princípio ativo em diversos cosméticos no mundo todo. Tudo para deixar a pele mais jovem, bonita e viçosa!

E lá vai o principal benefício: a vitamina C pode ser usada por todos os tipos de pele.

Como descobrir qual é o seu tipo de pele?

Conheça outras vantagens abaixo.

Reduz manchas

Ela ajuda a clarear a pele e reduzir manchas de sol, acne, sardas ou até mesmo melanoma.

Isso porque a vitamina C controla a produção de uma enzima chamada tirosinase, que é a responsável pela pigmentação desses tipos de marcas.

Resultado: uma pele mais uniforme e iluminada.

Minimiza rugas e linhas de expressão

A forte ação antioxidante da vitamina C ajuda — e muito — no controle de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.

Ela estimula a produção de colágeno e elastina a partir de substâncias como hidroxiprolina e a hidroxilisina, que são as responsáveis por conectar as moléculas ao produzir o colágeno.

Resultado: uma pele firme, com brilho e vida.

Controla radicais livres

Esse é um grande benefício da vitamina C para a sua pele, já que os radicais livres são moléculas instáveis que podem causar a morte de algumas células ou até mesmo uma ação irregular, como o aceleramento dos sinais do envelhecimento.

Em geral, os radicais livres podem ser estimulados pela exposição ao sol, cigarro, poluição, entre vários outros fatores.

E o uso da vitamina C no rosto ajuda a proteger a pele contra essas radiações e esses efeitos de agentes externos.

Resultado: menos sinais visíveis de envelhecimento precoce.

Ajuda a cicatrizar lesões de acne

A cicatrização lenta de feridas ou lesões na pele é um dos indicativos da falta de vitamina C no organismo. E isso também se aplica para as marcas e ferimentos causados por espinhas e acne.

Nisso, a vitamina C estimula a produção do tecido cicatricial e acelera o poder de cura do próprio organismo.

Vale lembrar, inclusive, que lesões de acne são uma das principais causas que levam ao surgimento de manchas difíceis de tirar na pele. Então, uma boa ajuda essa da vitamina c, concorda?

Resultado: menos espinhas doloridas ou machucadas.

Leia também:

Como os tratamentos caseiros podem ajudar a combater as espinhas?

Potencializa a ação de outros produtos

Além de oferecer benefícios por si só, a vitamina C também potencializa a ação de outros produtos que você aplica durante a sua rotina de pele, como o protetor solar.

Nesse caso, o princípio ativo estimula a proteção do filtro contra radiações solares UV e poluição.

Ou seja: resultados ainda mais efetivos para a sua pele como um todo!

Como usar a vitamina C no seu dia a dia? Dicas práticas!

Inserir a vitamina C na sua rotina diária de cuidados com a pele é muito simples.

A principal dica é investir em produtos que contém esse princípio ativo nas suas fórmulas, aplicando em média uma ou duas vezes ao dia (de manhã e/ou à noite, sempre com a pele devidamente limpa, ok?).

Mas, qual o melhor formato? Gel, creme? Bom, isso deve ser decidido de acordo com o tipo da sua pele. Para pele oleosa, o indicado é investir em uma textura de sérum. Já para pele seca ou mais sensível, é recomendado o uso de cremes.

E quantidades pequenas já são suficientes para o rosto. É só aplicar e espalhar bem que vai conseguir aproveitar os benefícios integralmente.

De vez em quando, também vale aplicar uma máscara à base de vitamina C. É só misturar o composto com linhaça e mel e passar diretamente na pele, deixando agir por em média 15 minutos.

Outra ótima dica é mandar manipular produtos com vitamina C. Isso permite que você coloque mais quantidades do composto na fórmula e aproveite os benefícios mais intensamente.

Porém, a composição sempre deve ser discutida com um profissional, certo?

Por enquanto, fique com algumas dicas de máscaras cosméticas que você pode realizar em sua própria casa para cuidar da sua pele. Clique aqui para acessar!

Você também pode gostar de…

Isolamento Social e Superação

Isolamento Social e Superação

Falar de Coronavírus é o que menos quero nesse momento. Entretanto, a consequência desse cenário se instalou com o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não faça da oleosidade da sua pele um cavalo de batalha. Ele tem benefícios para sua pele prevenindo o envelhecimento precoce. Mas você não precisa viver com esse problema. Você só precisa controlar esse desconforto para melhorar a acne e o aspecto de sua pele.

Nunca diga: “ eu não consigo” ao invés disso diga: “deve ter um jeito”.

Sabe, temos esse jeito para você. Tudo simples, tudo fácil.

Sente sua pele trincando, áspera, ressecada? Isso deve ser cuidado logo, pois a hidratação é fundamental para qualquer tipo de pele, mas no caso de pele seca ou normal, é um item que não deve ser esquecido diariamente, o envelhecimento chega mais rápido.

Mas, esse problema pode começar a desaparecer aqui…

Ninguém gosta. Não importa se você tem mais rugas ou menos rugas ou se já fez algo para deixá-las mais suaves. Elas marcam sua história, mas você pode melhorar essas marcas.

O que importa para sua pele não é o que você consegue fazer por ela, mas em que ela pode se tornar com o que você faz nela.

Temos uma solução para ajudar você a bloquear a ação do tempo sobre sua pele.

Muita gente não se lembra dos pés, a não ser quando eles apresentam algum problema no movimento ou com a micose nas unhas. Não esperem eles gritarem por socorro. Existem cuidados para esses problemas e para deixá-los m ais bonitos. Junto com esses cuidados você cuida também dos cotovelos e dos joelhos.

Quer conhecer esse caminho? Veja o que temos para você…

Quando somos livres interiormente nada do que está por fora pode nos aprisionar. Não deixe que o melasma aprisione você. Livre-se dele! Você é livre, sua pele pode ficar livre dessas manchas com nosso método totalmente testado. É uma jornada fácil de seguir. Estamos com você nessa estrada.

E-book: Melasma , Primeiros passos para o controle

Melasma com Prazo de Validade